INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
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Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Boa noite!
Gostaria de alguns exemplos de situações práticas em que se usaria a inversão de papéis, porque ficou muito abstrato pra mim. Também queria pedir uma maior explicação da interpretação lúdica, visto que não entendi muito bem.
Obrigada! Beijos
Gostaria de alguns exemplos de situações práticas em que se usaria a inversão de papéis, porque ficou muito abstrato pra mim. Também queria pedir uma maior explicação da interpretação lúdica, visto que não entendi muito bem.
Obrigada! Beijos
Manuela S S da Mota- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Alessandro Silveira gosta desta mensagem
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Boa noite!
Dentre o que foi redigido no capítulo, o que me deixou mais em dúvida foram os diferentes tipos de diagnóstico. Também gostaria de saber se um diagnóstico da estrutura de personalidade do paciente adolescente, deve ser exposto ao mesmo? Se não, como manejar as situações em que o paciente demonstra querer saber e estar preocupado com um possível diagnóstico?
Dentre o que foi redigido no capítulo, o que me deixou mais em dúvida foram os diferentes tipos de diagnóstico. Também gostaria de saber se um diagnóstico da estrutura de personalidade do paciente adolescente, deve ser exposto ao mesmo? Se não, como manejar as situações em que o paciente demonstra querer saber e estar preocupado com um possível diagnóstico?
Helena- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Alessandro Silveira gosta desta mensagem
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Boa noite!
Gostaria de compreender melhor a diferença nos tipos de diagnósticos (fenomênico, dinâmico e pressuposto estrutural de base).
Também gostaria de compreender melhor qual a diferença entre interpretação lúdica e interpretação transferencial.
Gostaria de compreender melhor a diferença nos tipos de diagnósticos (fenomênico, dinâmico e pressuposto estrutural de base).
Também gostaria de compreender melhor qual a diferença entre interpretação lúdica e interpretação transferencial.
Camila Tessmann- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Olá professora,
Na página 149 do capítulo 14, o autor cita "técnicas operativas" como um conjunto de operações (intervenções verbais e não verbais, interpretações, assinalações, etc.) como técnicas utilizadas para romper o estereótipo de comportamento, possibilitando a integração do indivíduo. Gostaria de exemplo dessas técnicas, pois o texto enfoca na terapia breve com adolescentes. Além disso, fiquei em dúvida se as interpretações aqui citadas seriam uma técnica operativa.
Muito obrigado! Até quinta
Na página 149 do capítulo 14, o autor cita "técnicas operativas" como um conjunto de operações (intervenções verbais e não verbais, interpretações, assinalações, etc.) como técnicas utilizadas para romper o estereótipo de comportamento, possibilitando a integração do indivíduo. Gostaria de exemplo dessas técnicas, pois o texto enfoca na terapia breve com adolescentes. Além disso, fiquei em dúvida se as interpretações aqui citadas seriam uma técnica operativa.
Muito obrigado! Até quinta
Alessandro Silveira- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Achei a leitura dos textos um pouco mais complicada do que os anteriores.
Fiquei com dúvida em relação ao diagnóstico fenomênico, o diagnóstico dinâmico, diagnóstico pressuposto estrutural e o diagnóstico dinâmico e diagnóstico institucional.
Fiquei com dúvida em relação ao diagnóstico fenomênico, o diagnóstico dinâmico, diagnóstico pressuposto estrutural e o diagnóstico dinâmico e diagnóstico institucional.
Eduarda Martins- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Olá, gostaria de entender melhor sobre a interpretação lúdica e também sobre as diferenças nos tipos de diagnósticos fenomênico, dinâmico e pressuposto estrutural de base. Obrigada
Victória Schneider- Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/09/2021
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Boa noite
Gostaria de saber mais sobre a assunção de papéis e dramatização.
Obrigada.
Gostaria de saber mais sobre a assunção de papéis e dramatização.
Obrigada.
Camila da Silva Stöcker- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Olá, gostaria de compreender melhor a diferença entre assunção de papéis e dramatização. Gostaria também de entender através de exemplos o diagnóstico fenomênico ,dinâmico, pressuposto estrutural, dinâmico e institucional.
manoella.duarte- Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Oi, prof! Achei os textos bastante específicos e senti que algumas vezes me faltou aporte teórico pra compreender melhor alguns termos. Assim como os colegas, fiquei com bastante dúvida em relação aos tipos de diagnóstico citados no texto “Abordagem inicial e Intervenções Terapêuticas”.
santanad.julia- Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/10/2021
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Boa noite!
Acerca do Capítulo 14 – Abordagem inicial e intervenções terapêuticas:
1) A respeito do seguinte trecho: "e) Problemática psicossocial específica da idade. [...] Aqui, o terapeuta é posto à prova em diversos níveis: no pessoal, em como cursou sua própria adolescência; na ideologia transmitida por certos valores tais como a política, a violência etc.” (p. 146). Considerando o contexto de psicoterapia breve com adolescentes, até que ponto o terapeuta pode (ou mesmo deve) se colocar a respeito de tais questões?
2) Gostaria que a professora esclarecesse a última frase do seguinte trecho, pois não a compreendi:
“Em meu conceito, de todos os itens buscados em psicoterapia breve de adolescentes, o item B (vínculo) é o de mais relevante importância. [...] Muito mais quando sabemos que um adolescente muda dia a dia e sessão após sessão. A variável interveniente fundamental aqui é o processo evolutivo que, juntamente com o âmbito familiar, age como ‘redutor a zero’ dos objetivos terapêuticos a cumprir com um adolescente, coisa que está relacionada com a onipotência que costuma desenvolver o profissional frente a um paciente em geral e a um paciente em especial, como é o adolescente.” (pp. 148-149).
Acerca do Capítulo 14 – Abordagem inicial e intervenções terapêuticas:
1) A respeito do seguinte trecho: "e) Problemática psicossocial específica da idade. [...] Aqui, o terapeuta é posto à prova em diversos níveis: no pessoal, em como cursou sua própria adolescência; na ideologia transmitida por certos valores tais como a política, a violência etc.” (p. 146). Considerando o contexto de psicoterapia breve com adolescentes, até que ponto o terapeuta pode (ou mesmo deve) se colocar a respeito de tais questões?
2) Gostaria que a professora esclarecesse a última frase do seguinte trecho, pois não a compreendi:
“Em meu conceito, de todos os itens buscados em psicoterapia breve de adolescentes, o item B (vínculo) é o de mais relevante importância. [...] Muito mais quando sabemos que um adolescente muda dia a dia e sessão após sessão. A variável interveniente fundamental aqui é o processo evolutivo que, juntamente com o âmbito familiar, age como ‘redutor a zero’ dos objetivos terapêuticos a cumprir com um adolescente, coisa que está relacionada com a onipotência que costuma desenvolver o profissional frente a um paciente em geral e a um paciente em especial, como é o adolescente.” (pp. 148-149).
Raquel Weska- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
Boa noite! Gostaria de uma explicação mais elaborada dos diagnósticos, poderia dar exemplos na prática clínica?
Martha Gomes- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
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