Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
+28
Camila da Silva Stöcker
Valentina Bertoldi
Martha Gomes
Helena
Eduarda Martins
Camila Bento
PietroPeresDuarte
Isadora Reyes
Julia Goulart
Camila Tessmann
Rafaela Mansur
Caroline Bosenbecker
Daniela F da Silveira
Roberta
Gabriela Venzke Mielke
Alessandro Silveira
nataliajouglard
chayane
Rosemeri Frohlich
Maria do Carmo Braga
veronicalucca
Manuela S S da Mota
Maria de Fátima
Maria Nieves
joaoarthur
Victória Schneider
Larissa Da Silva Lima
Kassiélen
32 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Capítulo 7 referente a comunicação na psicoterapia de crianças.
Boa leitura
Boa leitura
ALESSANDRO e Camila Bento gostam desta mensagem
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Para mim não ficou muito claro o que seria o objeto original, e o que seria a agressão contra
nossos próprios objetos originais e perda real do objeto original.
Quais os métodos adequados de trabalhar uma criança com inibições do brincar.
nossos próprios objetos originais e perda real do objeto original.
Quais os métodos adequados de trabalhar uma criança com inibições do brincar.
Larissa Da Silva Lima- Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1. "...o simbolismo permite à criança alterar o alvo-mãe e transferir a outros objetos seus interesses, fantasias, ansiedades e sentimentos de culpa".
Pensando no caso de uma relação simbiótica patológica entre mãe e filho, em que a simbiose materna ocorre pela superproteção da criança, não dando espaço para a criança sentir falta e suportar temporariamente a falta desse objeto (mãe), é possível pensar que isso poderá prejudicar a capacidade simbólica da criança e a sua capacidade de brincar?
2. Quais são os possíveis fatores que levam o superego infantil a desenvolver sentimentos de culpa e consequentemente a inibição do brincar?
Pensando no caso de uma relação simbiótica patológica entre mãe e filho, em que a simbiose materna ocorre pela superproteção da criança, não dando espaço para a criança sentir falta e suportar temporariamente a falta desse objeto (mãe), é possível pensar que isso poderá prejudicar a capacidade simbólica da criança e a sua capacidade de brincar?
2. Quais são os possíveis fatores que levam o superego infantil a desenvolver sentimentos de culpa e consequentemente a inibição do brincar?
Victória Schneider- Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/09/2021
Alessandro Silveira gosta desta mensagem
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1 - "O brincar é semelhante ao sonhar. Ambos dependem de uma adequada repressão para que haja simbolismo. ..." O texto aborda essa repressão como algo pelo que me parece positivo, pois sem ela "não há o brincar propriamente dito", nesse sentido essa repressão seria algum trauma/situação/sentimento reprimido?
2 - O "brincar estereotipado" na forma como é abordado no texto parece ser mais do que uma brincadeira em que a criança insisti em repetir por diversas vezes, traz junto a "construção sem dar vida ou movimento aos objetos lúdico; participação fraca ou ausente", nesse sentido, se a brincadeira for repetida por diversas vezes mas sem esses prejuízos (acredito ser possível) não é considerado um brincar estereotipado?
2 - O "brincar estereotipado" na forma como é abordado no texto parece ser mais do que uma brincadeira em que a criança insisti em repetir por diversas vezes, traz junto a "construção sem dar vida ou movimento aos objetos lúdico; participação fraca ou ausente", nesse sentido, se a brincadeira for repetida por diversas vezes mas sem esses prejuízos (acredito ser possível) não é considerado um brincar estereotipado?
joaoarthur- Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1- "Crianças psicóticas executam ações monótonas. A realização de desejos associada a essas ações é a negação da realidade e uma inibição da fantasia. O elemento lúdico funciona continuamente para dar sustentação a uma realidade paradoxal em que as coisas podem ser reais e irreais ao mesmo tempo." Como funciona, efetivamente, negar a realidade e inibir a fantasia?
2- Tanto o sonhar quanto o brincar precisam de repressão para que haja simbolismo. No entanto, às vezes as pessoas sabem porque sonham o que sonham, os significados por trás ou o que pode ter gerado aquele sonho, mesmo que vindo de algo reprimido. No caso do brincar, a criança tem essa mesma noção? Ela sabe o que quer dizer com o brincar ou é tudo inconsciente?
2- Tanto o sonhar quanto o brincar precisam de repressão para que haja simbolismo. No entanto, às vezes as pessoas sabem porque sonham o que sonham, os significados por trás ou o que pode ter gerado aquele sonho, mesmo que vindo de algo reprimido. No caso do brincar, a criança tem essa mesma noção? Ela sabe o que quer dizer com o brincar ou é tudo inconsciente?
Maria Nieves- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1. O fato de uma criança brincar bem em atividades individuais mas não participar e/ou não se sentir confortável em brincadeiras de grupo pode ser um indicador de alguma dificuldade?
2. A existência de amigos imaginários é bastante comum na infância. Até que ponto isso é saudável e a partir de que momento pode sinalizar que a criança esteja com algum sofrimento? Quais são os papéis desempenhados por esses amigos imaginários no psiquismo infantil.
2. A existência de amigos imaginários é bastante comum na infância. Até que ponto isso é saudável e a partir de que momento pode sinalizar que a criança esteja com algum sofrimento? Quais são os papéis desempenhados por esses amigos imaginários no psiquismo infantil.
Maria de Fátima- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1. O fato de a criança não conseguir parar em apenas uma brincadeira e ficar sempre intercalando pode expressar uma tentativa de preencher um vazio interno? Como lidar com isso na prática clínica?
2. Poderia explicar melhor a diferença entre o sonhar e o brincar?
Obrigada!
2. Poderia explicar melhor a diferença entre o sonhar e o brincar?
Obrigada!
Manuela S S da Mota- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Alessandro Silveira gosta desta mensagem
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Como o brincar é semelhante ao sonhar, é importante questionar os sonhos das crianças para ajudar na interpretação?
Se a criança só deseja brincar com jogos que um tem que perder e outro ganhar, e quando a criança perde, ela não se contenta, querendo repetir o jogo de uma forma persistente e incontrolável, ficando revoltada caso seja contrariada e só irá se acalmar quando vencer. Já está demonstrando comportamentos desafiador? competitivo?
E nessa situação, mesmo com a revolta da criança se troca a brincadeira ou se mantem a vontade da criança?
Obrigada
Se a criança só deseja brincar com jogos que um tem que perder e outro ganhar, e quando a criança perde, ela não se contenta, querendo repetir o jogo de uma forma persistente e incontrolável, ficando revoltada caso seja contrariada e só irá se acalmar quando vencer. Já está demonstrando comportamentos desafiador? competitivo?
E nessa situação, mesmo com a revolta da criança se troca a brincadeira ou se mantem a vontade da criança?
Obrigada
veronicalucca- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1. Podemos tecer um paralelo entre o sonhar, a livre associação de ideias e o brincar. Todos eles apresentam uma regressão e uma progressão evolutiva, maturativa, simultâneas. Poderias explicar melhor este funcionamento?
2. Na psicoterapia com crianças a resistência aparece nas transformações decorrentes da simbolização, no curso do brincar espontâneo; no entanto, a resistência não leva à interrupção do lúdico. Esta questão não ficou clara pra mim.
2. Na psicoterapia com crianças a resistência aparece nas transformações decorrentes da simbolização, no curso do brincar espontâneo; no entanto, a resistência não leva à interrupção do lúdico. Esta questão não ficou clara pra mim.
Maria do Carmo Braga- Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1) No atendimento com crianças, é possível identificar que nem todos estão dispostos ao tratamento psicoterápico. Surgindo então aqueles pacientes de difícil acesso, que necessitam de várias estratégias para intervenção. Ao ler o texto achei muito interessante o uso da técnica do rabisco de Winnicott, fazendo com que ocorra uma relação entre o paciente e o terapeuta, facilitando a aproximação entre eles.
2) Gostaria de entender a diferença entre o sonhar e o brincar?
2) Gostaria de entender a diferença entre o sonhar e o brincar?
Rosemeri Frohlich- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Cap 7
A respeito da brincadeira como símbolo de dualidade mostrar/esconder conteúdos intrapsíquicos da criança, como o ato de brincar pode esconder conteúdos? Já que a própria escolha de brincar, não brincar, do brinquedo e do tempo dirigido á brincadeira já nos mostra sinais do que a criança precisa expressar ao terapeuta. Então como saber que há conteúdos que o terapeuta não consiga alcançar ?E como é possível acessar estes conteúdos que não aparecem na brincadeira?
chayane- Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1- Gostaria de entender melhor a diferença entre a formação de símbolos e a função simbólica.
2- "A criança proporciona tantas associações aos elementos separados
do jogo como os adultos aos elementos separados do sonho". Gostaria de entender melhor essa relação.
2- "A criança proporciona tantas associações aos elementos separados
do jogo como os adultos aos elementos separados do sonho". Gostaria de entender melhor essa relação.
nataliajouglard- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Oi profe,
No IMDAZ, temos algumas crianças (entre 5 e 7 anos) com linguagem verbal extremamente pobre. Elas brincam, entendem a rotina, participam das atividades, mas expressam-se verbalmente muito pouco, somente com alguma insistência por parte do interlocutor, inclusive com as demais crianças.
Essa ausência verbal pode, de alguma maneira, comprometer o brincar via simbolismo? Para ajudá-las gostaria de entender melhor as diferenças entre o brincar de construção (que envolve repetição de cenas de maneira compulsiva) e brincar estereotipado (que envolve repetição compulsiva de atitudes), que me parece ser o caso das crianças referidas.
Muito obrigado,
Até quinta
No IMDAZ, temos algumas crianças (entre 5 e 7 anos) com linguagem verbal extremamente pobre. Elas brincam, entendem a rotina, participam das atividades, mas expressam-se verbalmente muito pouco, somente com alguma insistência por parte do interlocutor, inclusive com as demais crianças.
Essa ausência verbal pode, de alguma maneira, comprometer o brincar via simbolismo? Para ajudá-las gostaria de entender melhor as diferenças entre o brincar de construção (que envolve repetição de cenas de maneira compulsiva) e brincar estereotipado (que envolve repetição compulsiva de atitudes), que me parece ser o caso das crianças referidas.
Muito obrigado,
Até quinta
Alessandro Silveira- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1- Prof, me chamou a atenção esse trecho: "Quando uma criança nos convida a brincar ou convida-nos a ver o que faz enquanto brinca, está tentando comunicar conteúdos que são inacessíveis, enquanto ela, criança, não é acompanhada pelo terapeuta". Eu fiquei pensando nessa questão, pois atendi na disciplina de Avaliação Psicológica um menino que a todo momento me chamava para assistir ele brincando ou então queria que eu brincasse com ele. Nesse caso, ele poderia estar tentando me comunicar conteúdos inacessíveis dele através do brincar?
2 - Gostaria de compreender melhor qual seria a diferença entre o sonhar e o brincar?
Obrigada!!!
2 - Gostaria de compreender melhor qual seria a diferença entre o sonhar e o brincar?
Obrigada!!!
Gabriela Venzke Mielke- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Bom dia professora! Algumas questões ficaram para reflexão a partir da leitura proposta.
Sabemos que o brincar é uma ferramenta importantíssima para psicoterapia com crianças, mas como trabalhar com aquela criança que não consegue permanecer em uma brincadeira e fica mudando o foco constantemente? Ou então sequer aceita iniciar o "brincar" seja livremente ou incentivado pelo terapeuta?
Gostaria de conpreender melhor a questão de que "a resistência aparece nas transformações decorrentes da simbolização, no curso do brincar espontâneo", e o brincar estereotipado como fica nessa relação? A criança "transita" entre as categorias do brincar?
Sabemos que o brincar é uma ferramenta importantíssima para psicoterapia com crianças, mas como trabalhar com aquela criança que não consegue permanecer em uma brincadeira e fica mudando o foco constantemente? Ou então sequer aceita iniciar o "brincar" seja livremente ou incentivado pelo terapeuta?
Gostaria de conpreender melhor a questão de que "a resistência aparece nas transformações decorrentes da simbolização, no curso do brincar espontâneo", e o brincar estereotipado como fica nessa relação? A criança "transita" entre as categorias do brincar?
Roberta- Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Bom dia professora!!!
No texto tem uma citação que é uma pergunta que eu gostaria de uma explicação para se possa ver como funciona na prática: “qual seria a diferença entre crianças que brincavam de modo espontâneo das que brincavam de modo estereotipado”?
O texto cita dois jogos que são: Vareta e o Dominó. Como são feitas as escolhas dos jogos? Qualquer jogo pode ser utilizado ou tem os específicos para cada criança junto com suas necessidade?
Abraço
No texto tem uma citação que é uma pergunta que eu gostaria de uma explicação para se possa ver como funciona na prática: “qual seria a diferença entre crianças que brincavam de modo espontâneo das que brincavam de modo estereotipado”?
O texto cita dois jogos que são: Vareta e o Dominó. Como são feitas as escolhas dos jogos? Qualquer jogo pode ser utilizado ou tem os específicos para cada criança junto com suas necessidade?
Abraço
Daniela F da Silveira- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Boa tarde, professora!
Fiquei com dúvida em relação a quando a criança apresenta a ausência do brincar, qual seria a melhor maneira de lidar com essa questão? E também, gostaria de entende melhor a diferença entre o brincar o e sonhar.
Fiquei com dúvida em relação a quando a criança apresenta a ausência do brincar, qual seria a melhor maneira de lidar com essa questão? E também, gostaria de entende melhor a diferença entre o brincar o e sonhar.
Caroline Bosenbecker- Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Boa tarde!!
1- Gostaria de entender melhor sobre a a negação da realidade e a inibição à fantasia em crianças psicóticas.
2- Gostaria de entender melhor sobre a função simbólica, não entendi muito bem.
1- Gostaria de entender melhor sobre a a negação da realidade e a inibição à fantasia em crianças psicóticas.
2- Gostaria de entender melhor sobre a função simbólica, não entendi muito bem.
Rafaela Mansur- Mensagens : 5
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1 - O brincar estereotipado é mais presente em alguns tipos de personalidade? Uma das causas dessa categoria pode ser a falta de estímulo?
2- Como manejar com pacientes que tem essa ausência do brincar? Os pacientes podem ir variando entre as categorias das formas de comportamento lúdico ou elas são bem demarcadas?
2- Como manejar com pacientes que tem essa ausência do brincar? Os pacientes podem ir variando entre as categorias das formas de comportamento lúdico ou elas são bem demarcadas?
Camila Tessmann- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Oi, prof!!!!
1) Gostaria de entender melhor a função simbólica
2) O que leva uma criança ao ato da inibição de brincar? Qual seria uma boa forma de lidar com essa situação?
1) Gostaria de entender melhor a função simbólica
2) O que leva uma criança ao ato da inibição de brincar? Qual seria uma boa forma de lidar com essa situação?
Julia Goulart- Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Boa noite, prof! Trouxe algumas dúvidas:
1. Como lidar com a obstinação por determinadas brincadeiras, anulando a possibilidade de amplitude de conteúdo no setting terapêutico, tais quais são importantes para o tratamento, e o que significa tal interesse acentuado?
2. Ainda sobre o brincar, é possível resgatar qualquer tipo de conteúdo independente da variabilidade de brincadeiras, ou seja, através da utilização simultânea de outras técnicas, como pela fala, ou o brincar faz-se individualmente necessário a fim de propor diferentes estímulos?
Obrigada!! Até quinta!
1. Como lidar com a obstinação por determinadas brincadeiras, anulando a possibilidade de amplitude de conteúdo no setting terapêutico, tais quais são importantes para o tratamento, e o que significa tal interesse acentuado?
2. Ainda sobre o brincar, é possível resgatar qualquer tipo de conteúdo independente da variabilidade de brincadeiras, ou seja, através da utilização simultânea de outras técnicas, como pela fala, ou o brincar faz-se individualmente necessário a fim de propor diferentes estímulos?
Obrigada!! Até quinta!
Isadora Reyes- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1. Como trabalhar a indecisão do brincar infantil, quando a própria criança não consegue se ajustar ao brincar? Há uma maneira adequada para trabalhar isso no setting terapêutico?
2. O brincar da criança pode variar conforme o seu tipo de personalidade? Se sim, como isso aparece no ambiente clínico?
2. O brincar da criança pode variar conforme o seu tipo de personalidade? Se sim, como isso aparece no ambiente clínico?
PietroPeresDuarte- Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Boa noite,
Como agir nas situações em que a criança não quer brincar? E quando a criança não se mantém interessada em um brinquedo e quer trocar o tempo todo?
Em relação as quatro categorias de comportamento lúdico, as crianças costumam brincar de diversas formas ou costumam apresentar apenas uma das formas descritas?
Como agir nas situações em que a criança não quer brincar? E quando a criança não se mantém interessada em um brinquedo e quer trocar o tempo todo?
Em relação as quatro categorias de comportamento lúdico, as crianças costumam brincar de diversas formas ou costumam apresentar apenas uma das formas descritas?
Camila Bento- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
Boa noite
1- Como o psicoterapeuta deve agir de acordo com as diferentes formas de comportamento lúdico e principalmente, quando a criança se nega a brincar?
2- Com quantos anos é possível fazer interpretações da qual a criança entenda?
1- Como o psicoterapeuta deve agir de acordo com as diferentes formas de comportamento lúdico e principalmente, quando a criança se nega a brincar?
2- Com quantos anos é possível fazer interpretações da qual a criança entenda?
Eduarda Martins- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Re: Psicoterapia Psicanalítica II- Forúm do dia 09/09 à 16/09
1-De que modo a diferença entre classes sociais e condições financeiras podem influenciar no processo de brincar? O brincar de uma criança em situação vulnerável pode ficar prejudicado de que forma?
2- Como costumam ser as brincadeiras de crianças que possuem um superego extremamente rígido?
obrigada, beijoss
2- Como costumam ser as brincadeiras de crianças que possuem um superego extremamente rígido?
obrigada, beijoss
Helena- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/09/2021
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Capítulo- 8 Ressonância do especular na imagem corporal Fórum 1 de psicoterapia com adolescentes
» -Comunicação em psicoterapia com adolescentes
» INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
» Termino no tratamento em psicoterapia com adolescentes
» Topico 2 - Psicoterapia Psicanalítica II para aula de 23/09
» -Comunicação em psicoterapia com adolescentes
» INTERVENÇÃO EM PSICOTERAPIA COM ADOLESCÊNTE
» Termino no tratamento em psicoterapia com adolescentes
» Topico 2 - Psicoterapia Psicanalítica II para aula de 23/09
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|